top of page

Sobre o Projeto Biblioteca Ativa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo

Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo . Fernando Pessoa O Projeto Biblioteca Ativa tem o propósito de ativar a sala de leitura, bem como cativar os alunos, de forma natural, através da dinamização do seu ambiente e implantação de atividades culturais. O objetivo é transformar a sala de leitura em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber, trazendo a comunidade escolar para este espaço e utilizando-o de forma significativa, para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.

Objetivos

O objetivo principal é transformar nossa sala de leitura em um ambiente agradável, com recursos para o atendimento da comunidade escolar, com atividades culturais e principalmente incentivar a leitura de todos.

E para isso devemos utilizar ferramentas de marketing para divulgação do espaço e conseguir mostrar ao aluno que este espaço será útil para a construção de seu conhecimento e que suas portas estarão sempre abertas, para que ele possa retornar a este centro de informação e prazeres literários.

A faixa de idade, de uma clientela pré-adolescente e adolescente, fase rica no processo cognitivo, enriquecido e alimentado pelo universo que a leitura pode proporcionar, exige um mundo de novidades e de mistérios a serem desvendados. Essa condição extrapola a vida fácil do mundo virtual e os controles de condomínios fechados, que privam o aluno desse contato com o reino criativo interno de sua mente, origem básica da consciência humana para o novo milênio. É importante entender que o aluno quer a todo momento criatividade, dinamismo e oportunidade de participar e, estrategicamente, sempre encontrar um pedacinho seu no ambiente da biblioteca e dessa forma, receber a devida atenção a seus anseios. À medida que ele sai satisfeito e que propaga essa ideia, faz da Biblioteca uma referência.

Para isso estaremos criando a biblioteca digital e introduzindo a este projeto ações culturais e de releitura de obras clássicas.

 

Justificativa

O motivo que justifica este projeto é o incentivo e resgate do interesse à leitura e à cultura para a formação de nossos estudantes, que muitas vezes são trocados pela facilidade do rápido acesso às informações compartilhadas em massa na internet, e que gera a falta de hábito e interesse pela busca do conhecimento de forma minuciosa nos livros.

Embora seja importante a atualização e a conexão com o mundo virtual o embasamento teórico ainda é papel fundamental em artigos científicos, e ainda, as obras literárias fazem parte da cultura de um povo e de uma nação.

Atualmente em nossa unidade a sala de leitura não é frequentada por todos os alunos pela falta de tempo, e ainda há alunos de alguns cursos que não tem interesse em consultar o acervo bibliográfico, pelo motivo já exposto anteriormente, que é a facilidade do uso da internet.

Para tal problema, busca-se a solução de oferecer atividades atrativas dentro deste ambiente como grupos de estudos, sessão de leitura e escrita, divulgação e ainda, ampliar o horário de atendimento para contemplar aos que já possuem interesse, mas, não encontram tempo disponível.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura:

Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias…

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.

Avaliando estes oito itens e percebendo que nossa comunidade escolar não frequenta a sala de leitura, vemos a necessidade de implantar o projeto Biblioteca Ativa em nossa unidade escolar.

 

Metodologia

  • Continuar a reorganização da biblioteca, preparando um espaço agradável para leitura e pesquisas, para que os alunos sintam-se atraídos a frequentá-la.

  • Organizar um cronograma de uso deste espaço, oportunizando que todas as turmas tenham acesso à biblioteca para leitura, pesquisa e entretenimento.

  • Proporcionar diferentes atrações para tornar o espaço bem dinâmico (contação de histórias, dramatizações etc.).

  • Preparar um local com revistas e jornais para deixá-lo neste espaço e para ser usado pelo professor em sala de aula, quando necessário.

  • Exposição com os trabalhos dos alunos e deixa-los a disposição para que possam ser visualizados por toda a comunidade escolar.

  • Permitir que o aluno participe ativamente deste universo da leitura, ouvindo histórias, contando, recontando, discutindo, montando cenários, emitindo opinião sobre a obra lida, dando sugestões, para que se tornem adultos leitores.

  • Levar à comunidade externa o acesso e o incentivo à leitura através de visitas com grupos de alunos às creches, entidades e outras unidades de ensino.

  • Realizar campanha de troca de livros dentro da unidade de ensino

  • Realizar clipping de artigos e matérias relacionadas às áreas dos cursos, para leitura dos alunos e uso dos professores.

 

Resultado esperado

Este projeto será avaliado de relatórios feitos pelos professores e alunos, em que informarão os benefícios e as dificuldades que estão encontrando, durante a utilização da sala de leitura (biblioteca) e da participação dos projetos culturais. E com base nestes relatórios, far-se-ão os reajustes necessários.

Espera-se, com esta atividade, resultados concretos, ou seja, o uso frequente da biblioteca pela comunidade escolar, proporcionando uma melhora significativa no processo de alfabetização, leitura e escrita dos envolvidos, além de oportunizar o acesso e o conhecimento dos diferentes gêneros textuais que circulam em nossa sociedade.

 

Para mensuração dos resultados, faremos o levantamento da quantidade de acessos à biblioteca, assim como uma pesquisa qualitativa sobre os serviços ofertados à comunidade escolar.

Com a análise da referida mensuração, esperamos conseguir alcançar a meta de aumento da frequência de usuários em 30%, além do aumento das consultas e empréstimos de nosso acervo em torno de 25%.

 

 

Responsáveis, Professores:

Elizângela Ribeiro
Rafael Fonseca de Araújo

Responsáveis, Estagiários:

Kennedy Lima - Manhã

Ester Castro - Tarde

Danrley Silva - Noite/Sábado

bottom of page