3% - Original Netflix, 2016 - 2 Temporadas - Resenhada pela aluna do Ensino Médio Laura Lima, 2MA:
Em um futuro distópico, as pessoas vivem em total miséria e apenas 3% de toda população é escolhida através de testes para viver junto da elite com melhores condições de vida. Os jovens ao completarem 20 anos passam por um processo seletivo para definir se devem ou não ter o privilégio de viver no Maralto, um lugar com tecnologia, alimentação e lazer de alta qualidade. Enquanto isso aqueles que falham no processo são condenados a viver na pobreza do Continente. Durante o desenrolar da série você pode acompanhar por meio de flashbacks o passado de alguns personagens o que levam a entender quem são e suas escolhas durante o processo.
O enredo da série lembra filmes como divergente, jogos vorazes entre outros com temas distópicos, mas o que faz 3% ser único e se diferenciar dentre eles é o fato da série ser brasileira e carregar com ela sua nacionalidade. Quando se esta acostumado com séries americanas que costumam ser mais comum na netflix por exemplo, é difícil começar 3% sem perceber as diferenças como a narração, a cinegrafia, o desenvolver da história, comparando ao estilo de série mais padrão americano.
Mas vale muito a pena dar uma atenção a série e prestigiar um trabalho que vem do nosso país, nosso cinema é pouco valorizado por nós mesmos, então quando soube que a netflix seria responsável por produzir uma série com um enredo de tanto potencial como esse e 100% nacional, eu tive que parar para acompanhar. Com a minha experiência assistindo series da netflix, posso afirmar que 3% estaria dentre as melhores séries já produzidas tanto no nosso território quanto comparando a grandes séries de fora.
A segunda temporada da série foi lançada em abril desse ano e a terceira já esta confirmada para 2019, minhas expectativas já foram superadas nas duas primeiras temporadas então aguardo ansiosa pela terceira parte.
Comments